sexta-feira, 21 de maio de 2010

POntuaÇÃO

Os sinais de pontuação auxiliam o leitor a identificar nossos questionamentos, nossas exclamações e pausas, longas ou não. Quando empregamos bem esses sinais, nosso texto fica claro, e a mensagem é transmitida e compreendida facilmente, tornando o processo comunicativo um sucesso. No entanto, quando os empregamos de forma inadequada, nosso leitor não compreende o que desejamos informar. Isso, tratando-se de texto escrito, é muito grave, porque, ao contrário do texto oral, em que podemos contar com outros recursos no processo comunicativo, a produção escrita tem que se bastar linguisticamente. A vírgula é um sinal muito importante, uma vez que sinaliza aspectos gramaticais e semânticos presentes nas mensagens. Por isso, é imprescindível acabar com a lenda de que o uso da vírgula está relacionado à respiração. Se assim fosse, cada um iria usar a vírgula de um jeito, concorda? Para usá-la de maneira eficaz, é necessário não só saber como se estrutura a frase em português, como também identificar o papel dos elementos que a integram. O emprego da vírgula está estreitamente relacionado a essa organização. Todo termo, palavra ou expressão desempenha uma função no período, e é por meio da análise sintática que se reconhecem essas funções. Vamos dar uma revisada?

Sujeito - é o ser de quem se diz alguma coisa ou que pratica a ação.
Predicado - é aquilo que se afirma do sujeito.
Predicativo - é o termo que exprime um atributo, um estado ou modo de ser do sujeito ou que se refere ao objeto de um verbo transitivo.
Objeto direto e indireto - são os complementos verbais.
Agente da passiva - representa o ser que pratica a ação expressa pelo verbo passivo.
Adjunto adverbial - é o termo que exprime uma circunstância (de tempo, lugar, modo, etc.).

O objetivo aqui é entender as razões que nos levam a usar esse sinal, por isso agrupamos as normas em um conjunto de regras.


Empregamos a vírgula quando temos:

aposto - termo que explica, identifica a palavra anterior. Não faz parte da informação principal. Por isso, deve estar entre vírgulas.
Exemplo: O Rui, irmão de um amigo meu, passou no vestibular.

vocativo - é um chamamento. Quando queremos começar um discurso, chamar alguém a nossa fala, fazemos uso do vocativo. Não importa onde ele esteja na frase, deve ser sempre marcado por uma vírgula.
Exemplo: Joana, venha aqui. / Venha aqui, Joana. / Venha, Joana, aqui.

orações deslocadas – ocorre quando há uma mudança na ordem das orações. Para facilitar, é bom saber que os períodos iniciados por conjunções subordinativas recebem vírgula.
Exemplo: Quando tem dúvidas, ela pede auxílio à professora.

orações unidas por: mas, ou, nem, pois, entretanto, no entanto, porém, logo (conclusão), contudo, todavia, por isso - na união de duas orações de sentido completo, usamos conjunções coordenativas.
Exemplo: Os convidados chegaram tarde à festa, pois erraram o caminho.

orações unidas pelo E com sujeitos diferentes - quando há sujeitos diferentes para duas orações (ver o verbo), usamos vírgula antes do e.
Exemplos: Vítor foi ao cinema, e Carla ficou em casa. (duas orações com sujeitos diferentes – Vítor é sujeito da primeira oração, e Carla da segunda)

adjunto adverbial deslocado (indica circunstância de tempo, modo, lugar etc.): se o adjunto estiver no início ou no meio da oração, ele é separado por vírgulas.
Exemplo: Todos os dias, Gustavo estuda Língua Portuguesa.

enumeração - ocorre quando enumeramos ou listamos palavras.
Exemplo: Amanda adora estudar Língua Portuguesa, Matemática e História.

palavras explicativas ou retificadoras – quando usamos expressões como ou seja, isto é, em outras palavras, melhor dizendo, retifico, digo, por exemplo, elas aparecem separadas por vírgulas.
Exemplo: O diretor titubeou, isto é, não concordou de pronto com a decisão.

omissão do verbo - quando não desejamos repetir o verbo já mencionado na primeira oração, marcamos a omissão na segunda oração com a vírgula.
Exemplo: Ontem, encontrei minha prima; hoje, minha irmã.

conjunções deslocadas: se as conjunções ou locuções conjuntivas estiverem no meio da oração, usa-se a vírgula.
Exemplo: Os candidatos, porém, não respeitaram a lei.


Não se usa a vírgula:

entre sujeito e predicado. Exemplo: Os cientistas preocupam-se com o efeito estufa.

entre o verbo e seu(s) complemento(s). Exemplo: Luciana comprou uma linda pulseira.

entre duas orações ligadas por e, com o mesmo sujeito. Exemplo: Eles saíram cedo e voltaram tarde. (duas orações com o mesmo sujeito "eles")

quando o adjunto adverbial estiver no final da frase, sua posição natural. Exemplo: Gustavo estuda Língua Portuguesa todos os dias.

entre dois termos ligados por nem, ou ou e.
Exemplos: Não esperou a mim nem a você. / Escolha cerveja ou vinho.



Este estudo não esgota todas as possibilidades do uso da vírgula; aqui citamos apenas os usos mais frequentes.

Leia mais!