domingo, 15 de novembro de 2009

DIFERENTES PRODUÇOES TEXTUAIS

Tipos de Textos.
“Um texto é uma ocorrência lingüística, escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade sócio-comunicativa, semântica e formal. É uma unidade de linguagem em uso”. (COSTA VAL, 1991).
Para serem mais bem entendidos, os textos também são divididos em categorias. Destaca-se entre os mais conhecidos, os textos técnico-científicos, que como o próprio nome já diz consiste em textos de estudo. Os textos humanísticos, que são divididos em textos argumentativos e expositivos. Também os textos literários, que subdividem-se em narrativos, descritivos, ensaios e diálogo. Por fim os textos periódicos, que estão divididos em textos informativos, instrutivos, de opinião e explicativos.
A seguir visualiza-se cada tipo de texto, mostrando suas particularidades e quais são os seus principais representantes.
1 Técnico-científico
Suas qualidades são: a Objetividade (destacando a importância do sujeito, destacando fatos e dados, determinando as circunstâncias que acompanham os processos); a Universidade; a Veracidade (mediante gráficos, fórmulas, símbolos...); e a Clareza. Possui função referencial ou representativa, caracterizado por estilo enunciativo que diminui a importância do sujeito e dá maior objetividade.

2 Humanístico
Esses tipos de textos que se subdividem em: textos argumentativos e textos expositivos. Os textos argumentativos expressam opiniões com o objetivo convencer outros sobre aquilo que está sendo exposto, os modelos de documentos que utilizam os textos argumentativos são: os artigos de opinião, críticas de imprensa, discursos, crônicas e ensaios.

Os textos expositivos são textos que utilizam linguagens mais simples, diretas que expressam fatos ou acontecimentos do dia-a-dia, esse tipo de texto estão presentes nos textos históricos, nos textos de entretenimento e nos textos publicitários.
Os textos históricos referem-se aos textos que relatam fatos, ações, personagens e acontecimentos passados, geralmente, referem-se aos fatos que mais se destacaram em sua época. Um exemplo de textos históricos são os romances históricos como:
Os textos de entretenimento são os textos que são escritos com a finalidade de que o receptor possa passar o tempo sem a necessidade de obter novas informações. Esses tipos de textos podem ser exemplificados através das histórias em quadrinhos, revistas de astrologia, revistas sobre a vida dos famosos, entre outros.
Nos textos publicitários a mensagem publicitária vem sempre acompanhada de um texto lingüístico e imagens, onde o principal objetivo é chamar a atenção do receptor, utilizam-se sempre de rimas, orações sem verbo que são mais diretas, imperativas, etc.
3 Literário
“São textos que privilegiam a mensagem pela própria mensagem”.
Os textos com o predomínio da função literária da linguagem literária têm uma intencionalidade estética. Seu autor emprega todos os recursos oferecidos pela língua, com liberdade e originalidade para criar beleza e recorre a todas as potencialidades do sistema lingüístico para produzir uma mensagem artística, uma obra de arte. Os textos literários são muitas vezes vazios, opacos e com espaços em branco. Convidando o leitor a interagir com o livro, a juntar o quebra-cabeça. Os textos literários exigem que o leitor compartilhe do jogo da imaginação para captar o sentido das coisas não ditas, de ações inexplicáveis, de sentimentos não expressos. Embora todos os textos tenham um “repertório”, um território que nos é familiar, porque envolvem realidades extratextuais, não basta conhecer estas realidades para compreender o texto literário: é necessário fundamentalmente extrair as múltiplas perspectivas e os múltiplos níveis de associação que o texto oferece. (KAUFMAN; RODRIGUEZ, 1995, p. 14-21)
Os textos literários podem possuir estrutura narrativa, descritiva, diálogos ou ensaios. Vejamos cada um deles.
3.1 Narrativo
narração é um relato centrado num fato ou acontecimento; há personagem(ns) atuando e um narrador que relata a ação. A narração é um tipo de texto marcado pela temporalidade.
Pressupondo um desenvolvimento cronológico e que aspira explicar alguns conhecimentos em uma determinada ordem. Alguns textos narrativos seguem uma organização: estado inicial complicação ação resolução final
Portanto, a sucessão de acontecimentos que leva a uma transformação, a uma mudança, e a trama que se constrói com os elementos do conflito desenvolvem-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço.
Esquematizando, teríamos: a personagem A vive um conflito X que se resolve assim; após o conflito, o personagem A não será o mesmo do início da narrativa. Os elementos da narrativa são: narrador, enredo, personagens, ambiente e tempo. Exemplos: conto, contos de fada, fábula, lenda, romance, teatro, novela, poema, biografias, memórias, diários etc.
3.2 Descritivo
Tipo de composição que consiste em enumerar as partes essenciais de um ser, geralmente adjetivas, de modo que o leitor ou ouvinte tenha, desse ser, a imagem mais exata possível. Sua intenção é descrever um objeto ou fenômeno, mediante comparações e outras técnicas. Exemplos: novelas, contos, cartas, catálogos, guias turísticos, reportagens, diários etc.


3.3. Diálogo
Obra literária ou científica em forma dialogada, entre um ou mais personagens. Exemplos: fábula, contos de fada etc.
3.4 Ensaio
Apresentação de um assunto filosófico, científico, histórico ou de teoria literária, que se caracteriza pela visão de síntese e tratamento crítico.
4 Textos periódicos
O texto periódico tem três funções: a informação (deve ser confiável, de primeira mão, suficientemente exposta direta e objetivamente); a formação (é o resultado da interpretação dos resultados, já que o periódico influencia a realidade e cria uma opinião independente que faz com que o leitor simpatize com a ideologia exposta); e o entretenimento.
Gêneros dos textos periódicos – podem ser gêneros informativos (notícias, reportagens e entrevistas), gêneros de opinião ou interpretativos (editorial, colunas, colaborações ocasionais), ou gêneros mistos (comentários, crônicas e críticas).
4.1 Textos Informativos
Um texto informativo é um tipo de texto através do qual o emissor dá a conhecer seu receptor por algum feito, situação ou circunstâncias.
Quando falamos de texto informativo, nos referimos unicamente a aquele texto que tenha sido escrito por um emissor cuja intenção principal é, como dizemos “dar a conhecer” algo, sem que intervenham suas emoções e desejos. São muitas as coisas que se podem dar a conhecer desta forma, o central do texto nesse caso é a informação. Isto não quer dizer que em um texto informativo nunca se expressem os sentimentos nem os desejos do emissor, posto que em algumas ocasiões isto ocorre, mas de todo modo estes sempre passarão a um segundo plano. Isto se faz para que os receptores se interem, e não necessariamente para que se emocionem nem para que se entretenham. Os textos que perseguem estes objetivos serão textos poéticos ou literários, não informativos.


4.2 Textos Instrutivos
Trazem instruções, recomendam operações, procedimentos e o como se faz. Podem ser exemplificados por textos de instruções de uso, primeiros socorros, campanhas preventivas (abaixo) entre outras.

4.3 Textos de opinião
O texto de opinião deve exprimir, na medida do possível, o sentido mais profundo das tensões e fenômenos que assinalam, no cotidiano ou no fluir não transparente da História, aquilo que é determinante para a transformação da vida.
Tal escolha não obriga que o texto de opinião seja um texto pesado. O jornalismo de opinião, particularmente quando é o autor quem opina, cumprindo a sua função quando consegue revelar ao leitor o lado menos visível dos fatos sociais, por exemplo, quando lhe oferece, sem arrogância, a chave para o entendimento de situações, de atitudes, de palavras, de mudanças, de perigos, de crises, de rupturas, enfim de tudo o que é ou pode ser discutido ou refletido no cotidiano do leitor.
4.4. Textos Explicativos
Fazem compreender um tema, respondendo o porquê, as causas, conseqüências, soluções etc sobre determinado assunto. Estes tipos de textos podem ser encontrados em livros, artigos, enciclopédias e dicionários.
A importância termos um material como esse, uma compilação de todos os tipos documentais e as classes textuais em uma biblioteca é primordial, pois poderá servir como parâmetro para os nossos usuarios no momento de sua pesquisa, saber que tipo de conteudo procurar e qual o documento que contém o que ele procura.


Referências

CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B.V.; KREMER, J.M.(Org.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
COSTA VAL, M.G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
CUNHA, M.B. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.
CLASSES de documentos. Disponível em : .