domingo, 25 de outubro de 2009

CRÔNICA QUANTO AOS SEUS DISCURSOS

crônica

Sobre o ponto de vista textual e em sua elaboração enquanto escrita atende aos quatro tipos textuais mas vale dizer que nem sempre encontraremo-as em em uma úncica forma textual. Econtramos descritivas; narrativas; dialogadas ou dissertativa. Dethalhe há um predomínio intenso de alguns desses tipos textuais. Vejamos:


crônica descritiva

Ao tomar detreminado objeto, acontecimento, ou pessoa como assunto na crônica, o narrador se atém a caracterizar os detalhes. Ele evita moralizar ou filosofazar a partir deles. É um tipo raro, porque não manifesta a subjetividade, perpesctiva pessoal - isso é vital para a crõnica. Um exemplo para essa categoria pode ser a crônica " Quarto de moça" de Rubem Braga (1999, p.145-146).


crônica narrativa

Organizada como uma narrativa há começo, meio e fim. Aparecem personagens, diálogos e ação. Pode narrar fatos verídicos ou fccionais. No segundo caso aproxima-se do conto. O foto narrativo não é exclusivo, ou seja pode ser narrada em primeira como em terceira. Como exemplo cito a crônica " A vinda do Filho" de Fernando Sabino (1983, p.129.131).


crônica dissertativa


Desenvolve ideias e pontos de vista do cronista a partir de argumentos lógicos e racionais. Por expor e defender valores axiólogicos do escritor-cronista, redigida em primeira pessoa tanto no singular quanto no plural. Raramente um ponto de vista neutro, como o de tereceira pessoa do singular. Aproxima-se do ensaio, dele diferenciando-se por ser sitética e ppessoal.
Pode assumir tratamento sério como também paródico ou irônico. Tem como assunto questões de foro íntimo, quanto sociais ou políticas. "Feriados", de Carlos Drumond de Andrade (ANDRADE, 1970,p.65)


crônica dialogada


Exemplo mais raro de crônica, mas existe. É aquela em que o narrador desaparece do tecido textual e deixa apenas o diálogo entre as personagenscontar a história. Ou aparece reduzido a intervenções mínimas de distribuição das falas, sem expressar sua posição avaliadora ou critica. Como exemplo cito Luis Fernando Verissimo é um cronista hábil na construção desse tipo de texto e dele podemos citar a crônica "Lixo", que se encontra em O Melhor das Comédias da Vida Privada (VER´RISSIMO, 2004, p. 87-90)


crônica mistas

Trata-se de um tipo híbrido de texto, em que presentes características tanto crônica narrativa quanto decritiva, dissertativa e a dialogada. è o tipo mais frequente. Uma das mais belas crônicas de Rubem Braga, "Recado ao senhor 903", é um exemplo deste tipo (BRAGA, 1998, p. 178-179)



Referente ao tratamento do assunto

Todos tipos textuais (narração, descrição, diálogo e dissertação) pode receber diferentes tratamentos de estilo e concepção de texto.


crônica humorística

Quando relata o cotidiano particular ou da sociedade a crônica apresenta o ângulo da comicidade e do humor. Por vezes, a crítica social (seja dos caracterers, seja dos costumes) aparece no tom irônico da representação e da análise, ou na paródia a discursos sociais estabelecidos . Importante e numerosa, as crônicas humorísticas brasileiras obtêm bastante sucesso junto ao público leitor. As crônicas do livro O Melhor das Comédias da Vida Privada (2004), de Luis Fernando Verissimo se enquadram nesta classificação.


crônica lírica ou poética


A marca distintiva é o posicionamento subjetivo do narrador, e por vezes do próprio escritor passa a ser o marco nessa crõnica. A subjetividade se manifesta no modo como a escrita revela seus sentimentos, valores e modo de interpretar a vida. Com frequência a crônica lírica vem com a linguagem figurada, a metáfora e a exploração da sonoridadeda frase são constantes. há também um tom e uma atmosfera nostálgicos e sentimentais que tornam a narrativa sensibilizadora para o leitor. Os motivos para esse tipo de crônica estão na natureza, no ser humano (homem ou mulher, velho, criança), na presença da vida, da morte, do amor e da literatura. E o seutexto pode ser em prosa ou em verso. Exemplos entre muitos "Sobre o amor , desamor..." Rubem Braga"(1998, p.211).


crônica reflexiva

Tipo particular no qual apresenta exclusivamente, sob formato dissertativo, reflexões de ordem filósófica sobre a natureza e a constituição da vida humana. Pode ter origem em algum fato particular, mas logo sobrpõe a ele as ideias e conjecturas a respeito que podem chegar a enfoque metafísico. Carlos Drummond de Andrade escreveu muitas com este tratamento. Exemplo, "Diante do Carnaval", do livro Fala amendoeira (ANDRADE, 1970, p.68-70).


crônica jornalística

No momento, há uma tendencia literária no texto jornalístico. sem perder de vista assuntos e funções do texto tipicamente jornalísticas (informação, opinião, relato) o estilo das reportagens e comentarios ganha uma linguagem figurada, jogos de palavras e recursos típicos do texto literário. A crônica ganha esta roupagem literária mesmo tratando de assuntos como a política, o esporte, a cultura (teatro, cinema, literatura, artes pásticas, folclore, etc.), os crimes, a vida social. É o chamado jornalismo literário (cf.LIMA, 2004).


Dedico esse pequeno estudo à professora Marta Morais da Costa. Visto que a partir desse conteúdo coloco em prática meu aprendizado. Obrigada.